
PATOLOGIAS
Varizes
O QUE SÃO?
Varizes são veias dilatadas e tortuosas , caracterizando uma alteração funcional do sistema venoso.
Tem prevalência de 38% na população brasileira, sendo 30% de homens e 45% de mulheres.
CAUSAS
Os maiores fatores de risco são a predisposição familiar, sexo feminino, idade (quanto mais idoso, mais frequente), obesidade e número de gestações.
SINTOMAS
Os sintomas mais frequentes são dor tipo queimação, peso, cansaço nas pernas, associado ou não a edema (inchaço), que aparecem ao longo do dia e que melhoram com repouso. Sintomas são piores no calor e próximo ou durante a menstruação, nas mulheres.
TRATAMENTO
Hoje, temos muitas técnicas disponíveis para o tratamento de varizes, e as indicações vão variar muito de acordo com a extensão de cada caso e de características individuais de cada paciente.
Nos casos de varizes maiores com comprometimento de veia safena, temos como opção a cirurgia convencional (cada vez menos utilizada), cirurgia por endolaser (ganhando cada dia mais espaço no tratamento) e escleroterapia com espuma de safena. os tratamentos modernos e menos invasivos, vem ganhando espaço a cada dia, por permitirem uma recuperação mais rápida e com retorno breve às atividade diárias.
As varizes superficiais podem ser tratadas através de cirurgia, microcirurgia, escleroterapia com espuma, escleroterapia com glicose e outros esclerosantes (medicamentos utilizados para tratar as varizes) e laser transdérmico. Nestes casos, hoje optamos cada dia mais pelo uso de técnicas combinadas, onde conseguimos potencializar o efeito destas técnica, obtendo resultados melhores e mais duradouros.
COMPLICAÇÕES
Quando não tratadas as varizes podem evoluir com algumas alterações de pele como coloração (acastanhado) e textura (a pele vai se tornando mais fina e ressecada). A piora deste quadro ao longo dos anos, vai tornar a pele muito sensível e de fácil formação de úlceras.
Hemorragia é outra complicação que pode acontecer no caso de varizes muito superficiais. A veia perfura e causa sangramento importante.
DÚVIDAS COMUNS
- Salto alto causa varizes? Não.
- Depilação causa varizes? Não.
Trombose Venosa Profunda
Doença grave onde há a formação de trombo (coágulo) no interior da veia, impedindo a passagem de sangue no interior desta (oclusão).
Sintomas: vão depender da extensão da trombose, podendo ser sintomas desde bem leves, até acentuados. Mais comum: edema (inchaço) repentino que não regride com repouso, dor a palpação e empastamento (rigidez) da musculatura da panturrilha.
Na suspeita de trombose, SEMPRE um médico deve ser procurado para avaliação.
FATORES DE RISCO
- Trombofilia (alterações em componentes do sangue) genética ou adquirida;
- Câncer, obesidade, tabagismo;
- Pacientes acamados;
- Cirurgias de longa duração;
- Traumas;
- Gravidez e período pós parto;
- Viagens longas sentado (mais de 6horas);
- Infecções graves;
- Anticoncepcional e reposição hormonal;
- Varizes e suas complicações.
TRATAMENTO
O objetivo do tratamento é evitar que a trombose progrida e tenha complicações (embolia pulmonar). Realizado com anticoagulante e uso de meia elástica.
As sequelas da trombose vai depender muito da extensão da mesma, variando desde ter um membro normal, nos casos mais leves, até um comprometimento crônico, com alterações de pele e evolução para aparecimento de úlceras quando não cuidado.
Lipoedema
Doença crônica e progressiva, que acomete quase que exclusivamente mulheres (90% dos casos), caracterizada pela deposição anormal de gordura em pernas (mais frequente) e braços, em relação ao tronco. Diferente da obesidade, há a formação de nodulações subcutâneas, e tem um importante componente INFLAMATÓRIO.
Os sintomas mais frequentes são dor a palpação, edema (inchaço), dificuldade de mobilidade e hematomas frequentes.
O tratamento é MULTIDISCIPLINAR, sendo importante a avaliação vascular para diferenciação com outras patologias vasculares, como insuficiência venosa, lifedema, ou associação com estas.
Alimentação e exercícios físicos, são pilares do tratamento, o que torna importante o acompanhamento com nutricionista e educador físico.